Segundo a diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, “os fornecedores
que integram a lista deixaram de solucionar as demandas na primeira fase do
atendimento, entretanto, com a mediação do Procon, foi alto o índice de solução
na audiência de conciliação”.
Ao receber a queixa do consumidor, o Procon envia uma Carta de Informação
Preliminar, onde a empresa pode agilizar a solução do problema, tendo dez dias
para se manifestar a partir da notificação. Quando o Procon constata desrespeito
aos direitos do consumidor e o fornecedor não soluciona preliminarmente o caso,
o atendimento é registrado como reclamação. “Pode-se constatar que o índice de
comparecimento das empresas nas audiências tem aumentado, o que demonstra que
este é um canal para diminuir as demandas judiciais”, disse Andréa. Quando não
há acordo no Procon, o caso é encaminhado à Justiça.
O ranking completo pode ser acessado clicando aqui. O Procon de Votuporanga
atende pelo telefone (17) 3422-8930 e fica na Secretaria da Cidade, na Rua São
Paulo, 3741, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às
15h.