Cidade

Programa de aviação pode beneficiar Votuporanga

Com a medida aprovada, o município pode estar mais próximo de ter voos regulares até a capital do Estado diariamente.
publicado em 25/01/2015
Isabela Jardinetti
isabela@acidadevotuporanga.com.br 

O PDAR (Programa de  Desenvolvimento da Aviação Regional), prometido pelo governo federal no ano passado, foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na última semana. Com a medida, voos com origem ou destino em aeroportos regionais do Brasil terão tarifas aeroportuárias e parte de seus custos subsidiados pelo governo. Desta forma, Votuporanga pode estar mais perto de conseguir a vinda de uma empresa aérea para o município. 

A medida tem como objetivo estimular o segmento, aumentando o acesso da população ao transporte aéreo. O programa prevê um subsídio às companhias aéreas para custear até 60 passageiros transportados em voos regionais. Os recursos para esse subsídio serão provenientes do FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil), formado com as outorgas dos aeroportos privatizados, até o limite de 30% do montante total. O programa terá duração de cinco anos, renováveis por igual período, uma única vez.

Após a desistência da Brava Linhas Aéreas, a Prefeitura manteve contato com outras empresas, que já demonstraram interesse em vir para a cidade. A Administração  Municipal disse que o prefeito Junior Marão tem mantido contatos constantes com empresários do setor. “Ele já esteve reunido praticamente com todas as empresas aéreas, entretanto, elas aguardam a efetiva implantação do programa federal para fazer investimentos”, informou a assessoria de comunicação. 

A aprovação do programa era aguardada pelas empresas aéreas nacionais, que já vinham desenhando planos para atuar no segmento e negociando com fabricantes de aeronaves regionais, uma vez que justamente a demanda fora dos grandes centros vem estimulando o crescimento da aviação comercial no país.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando