Ambulatório de Especialidades também sofre com o absenteísmo, que é quando o paciente falta na consulta que foi marcada
AME presta serviços à população da cidade e mais de outros 30 municípios da região
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O AME (Ambulatório Médico de Especialida des) prestou 36.363 atendimentos apenas em janeiro deste ano. Do total, 9.474 são médicos.
Os serviços não médicos (fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia) somaram 2.588 atendimentos. Além disso, foram 325 cirurgias ambulatoriais; 20.911 exames internos; e 3.065 exames externos.
As especialidades mais procuradas na unidade de Votuporanga são as de Neurologia e Reumatologia. Já os exames mais requisitados são de Ultrassonografia e Raio X.
A realização de procedimentos poderia ser bem maior, se o ambulatório não sofresse com o absenteísmo, que é quando o paciente não comparece no exame ou consulta marcada. A taxa destas faltas no AME chegam a uma média geral de 17,36%.
Se as pessoas que desistem do exame ou consulta, avisassem com antecedência, outros pacientes poderiam ser colocados no lugar.
Inaugurado em 7 de dezembro de 2007, o AME presta serviços à população da cidade e de outros 30 municípios da região, o que corresponde a aproximadamente 300 mil habitantes.
Desde 2013, o AME realiza também exames de tomografia e ressonância magnética, aprimorando o atendimento aos usuários. O serviço é referência para 51 municípios das regiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.
A gerente do AME, Marilza Cardi destacou o perfil do atendimento prestado à comunidade. “Trabalhamos para oferecer acolhimento aos pacientes para que se sintam em casa, pois a nossa missão é cuidar da saúde de todos com o nosso melhor. Para isso, valorizamos aspectos como comprometimento, humanização, transparência, responsabilidade social, credibilidade, ética, inovação e corresponsabilidade.”
O AME de Votuporanga conta com 32 especialidades médicas e realiza mais de 24 tipos de exames. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 13h. Está localizado na rua Maria de Freitas Leite, 2944, ao lado da
Santa Casa de Votuporanga, gestora do Ambulatório. O telefone (17) 3426 6000.
Também oferece o programa ‘Filho que ama leva o pai ao AME’, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que realiza check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos de idade.