O programa de desfavelamento do bairro era pra ter sido concluído no ano passado; Prefeitura adia entrega para outubro
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A promessa era de entregar as 22 casas do programa de desfavelamento do bairro São Cosme no próximo mês, mas mais uma vez a Prefeitura adiou a conclusão das obras, que tiveram início em setembro de 2013. As construções das residências continuam em ritmo lento e, de acordo com a Administração Municipal, só será possível realizar a entrega em outubro de 2016.
Enquanto nada fica pronto, as 22 famílias que foram retiradas daquele local permanecem morando em casas alugadas por meio do programa de aluguel social, enquanto outras continuam dividindo as despesas com os familiares. A Prefeitura oferece auxílio a essas famílias no valor de R$ 300 ou cede imóvel para moradia provisória.
De acordo com a Prefeitura, já foram executadas as etapas de fundação, alvenaria, contrapiso e parte do reboco. Atualmente a empresa está concluindo os serviços de cobertura, elétrica, hidráulica, assentamento de pisos e revestimentos, pintura, serviços de paisagismo, calçadas, pavimentação asfáltica e muros de divisa.
A construção dessas casas é em parceira com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O investimento total até o momento é de R$ 528.231,89. O prazo contratual firmado com a CDHU é para a entrega acontecer em outubro.
Sobre a demora para a conclusão das obras, a Prefeitura informou que a empresa responsável passou por um período de dificuldade na contratação de mão de obra e compra de materiais, porém, a obra segue em andamento.