A secretária de Saúde, Fabiana Parma, fez o anuncio durante Audiência Pública realizada na tarde de ontem na Câmara Municipal
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Na segunda Audiência Pública realizada na tarde de ontem a responsável por apresentar dados referentes ao 3º quadrimestre de 2015 foi a secretária de Saúde, Fabiana Parma. Ela aproveitou a oportunidade e anunciou o terceiro caso de H1N1 registrado no município neste ano e alertou a população a respeito da vacinação, que tem data marcada para iniciar campanha no dia 30 de abril.
O primeiro caso de H1N1 do ano foi registrado no começo do mês de fevereiro. A vítima é um bebê de um ano e um mês, que ficou internada seis dias na Santa Casa da cidade, mas já teve alta. A segunda vítima é uma aposentada de 73 anos, que também já está de alta. Já a terceira vítima é uma idosa de 77 anos, ela ficou internada, mas já está em casa. De acordo com a secretária, além desses três casos, há mais uma pessoa com suspeita da doença na cidade.
A Secretaria de Saúde ressaltou que os pacientes recebem alta, porém continuam fazendo tratamento em casa e a Vigilância Epidemiológica faz o acompanhamento constantemente.
Em 2015, foram 15 notificações e nenhum caso positivo. A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas que estiverem com a suspeita da doença usem máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, em Votuporanga, só será realizada entre 30 de abril e 20 de maio. “A vacinação é anual, mas as pessoas que se esqueceram de tomar no ano passado ou não puderam, peço que vá até o posto de saúde mais próximo. A prioridade é de gestantes, crianças de até 2 anos e idosos, mas poderemos analisar a situação da pessoa, caso for preciso vacinar antes da campanha”, disse a secretária Fabiana.