O grupo de Votuporanga obteve bons resultados no torneio disputado em Araras-SP e conquistou dois troféus
Daniel Castro
A equipe de robótica Star Bots Votu representou muito bem o nome de Votuporanga na fase regional do Torneio de Robótica First Lego League, em Araras-SP. O grupo conquistou duas premiações nas categorias trabalho em equipe e melhor técnico na etapa do torneio internacional.
A Star Bots foi criada no Lar Frei Arnaldo, em agosto de 2014, e conta com dez competidores, dois técnicos e três mentores. O projeto foi criado por Isabel Cristina Passos Motta (técnica da equipe) que é fisioterapeuta, mas trabalha como assistente de alunos no IFSP. Ela também atua como coordenadora voluntária de projetos no Lar Frei Arnaldo. “Foi incrível! Recebemos duas premiações e muito apoio pelo projeto. Nos incentivaram muito e disseram que nossa equipe foi uma grande inspiração”, destacou Isabel. A voluntária lembrou ainda que na etapa 99% das equipes eram de escolas particulares – e uma outra entidade era da Embraer. “Ou seja, sem dinheiro, somente nós, portanto a participação foi excelente”, comentou.
Ela idealizou o projeto de robótica com o intuito de criar nas crianças o interesse pela ciência e tecnologia. A participação nos torneios é um incentivo a mais, porque elas se preparam para a disputa e assim se esforçam no aprendizado.
Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias.
O outro técnico da equipe é Newton Molina, professor de física do IFSP em Votuporanga.
O Lar Frei Arnaldo atende crianças e adolescentes de seis a quinze anos de idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 e das 13h às 17h.
Na etapa de Araras 49 equipes competiram para garantir vagas para a fase nacional da competição, que será realizada de dias 18 a 20 de março, em Brasília. A primeira etapa do torneio em Araras teve 25 equipes. A disputa em Araras encerrou a fase regional do Torneio de Robótica.
O Lar Frei Arnaldo é uma entidade civil, filantrópica, sem fins lucrativos, localizada no bairro São José. O objetivo da instituição é promover e estimular o desenvolvimento de ações socioassistenciais, potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.