Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, estar qualificado é fundamental para conseguir um bom emprego, por isso o Colégio Comercial de Votuporanga investe constantemente na implantação de novas capacitações e agora lança três novos cursos: Comandos Elétricos, Desenvolvimento de Sistemas WEB em PHP e Aprenda o Linux. Em todos, os participantes recebem certificados.
O curso de Comandos Elétricos tem carga horária de 48 horas, divididas em três horas por dia (nas segundas e quartas-feiras, das 19h15 às 22h15). A capacitação, que é apostilada, começa no dia 11 de abril e termina em 1º de junho. A grade da qualificação conta com leitura e interpretação de diagramas elétricos; ligações de motores; ligações em motores em reversão; ligações de motores com duplo comando; sistema de proteção (cx. d'água); construção QTA; quadro de transferência de geradores; ligações de motores com sistema de partida.
A capacitação de Desenvolvimento de Sistemas WEB em PHP é desenvolvida em 72 horas, com aulas de terça e quinta-feira, das 19h30 às 22h30 (três horas por dia). O curso, que é apostilado e com aulas cem por cento práticas, começa no dia 12 de abril e segue até 12 de julho. A grade de estudos tem HTML; CSS; Java Script; Jquery; Ajax; PHP; Banco de Dados MySql; Layout Repositivo; e integrações (PagSeguro, Facebook, entre outros).
A terceira qualificação é Aprenda Linux, que tem carga horária de 72 horas, com aulas de segunda e quarta-feira, das 19h30 às 22h30. O curso, que também é apostilado com cem por cento de aulas práticas, começa no dia 11 de abril e termina em 11 de julho. Os matriculados ganham um pen drive de quatro gigabytes. A grade de ensino tem contato imediato com o ambiente gráfico (gerenciadores gráficos Unity, KDE Plasma, Cinnamon (Gnome Shell 3) e XFCE). Os alunos aprenderão ainda sobre configurações e utilitários em cada ambiente de trabalho: instalação e configuração de impressoras; personalização da área de trabalho; compartilhamento de impressoras e scanners; compartilhamento e montagem de arquivos em rede; instalação de plug-ins e extensões em navegador Firefox; gerenciamento de repositórios de aplicativos; e adaptação de aplicativos Windows para Linux via Wine.
Há 50 anos no mercado, Colégio Comercial de Votuporanga é reconhecido pela formação profissional no município. Nivaldo Melara, administrador do Colégio, ressaltou que os três novos cursos são importantíssimos e estão em evidência atualmente. Ele destacou também que são qualificações de curta duração e que preparam rapidamente o profissional para o mercado. “A maioria das pessoas pensam que curso profissionalizante são apenas de um ano/um ano e meio, mas nós estamos oferecendo cursos muito bons e que não duram tanto tempo, portanto uma excelente maneira de se preparar”, falou.
Nivaldo enalteceu ainda a qualificação sobre o Linux, uma vez que a plataforma oferece todos os seus programas grátis, diferente do Windows, então é uma excelente ferramenta para as empresas, que não precisarão gastar tanto com as licenças cobradas pela Microsoft. “Estamos trazendo para Votuporanga cursos que não existem na região e que são muito importantes atualmente”, finalizou.