O Programa Município Verde Azul, que tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das cidades, divulgou no dia 17 de fevereiro o Ranking Ambiental Paulista 2015. A classificação mostrava que Votuporanga perdia várias posições, onde o município deixou o 2º lugar e foi parar no 26º. O Gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela, demonstrou surpresa na época e disse que iria recorrer ao resultado.
Na tarde de ontem, a Saev Ambiental informou que, após realizar revisão nas notas do Programa Município Verde Azul, Votuporanga subiu na classificação e garantiu o 7º lugar do Ranking Ambiental Paulista. “Desde a divulgação das notas, em fevereiro, toda a equipe estranhou o resultado, uma vez que, devido a todas as ações realizadas, sabíamos que estaríamos entre os dez primeiros colocados”, destacou o prefeito Junior Marão.
Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, “ficar entre os dez primeiros colocados mostra que a nossa equipe, o nosso município, esta cuidando bem do meio ambiente”, destacou. “Por tudo que fazemos pelo meio ambiente em nosso município, sabíamos que a nota inicial não condizia com os nossos trabalhos”, concluiu Guarizo.
Para o gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, Votuporanga tem que se orgulhar, pois dá região foi o município melhor colocado, conquistando o 7º lugar. As cidades vizinhas ficaram em 22º lugar São José do Rio Preto; Cosmorama em 30º, Santa Fé do Sul em 34º e Fernandópolis em 52º. “Pela quantidade e qualidade de tudo que Votuporanga vem fazendo na área ambiental, pelo apoio de toda a população e pela vontade política do prefeito Junior Marão temos certeza que nossa posição é de destaque no Estado e no Brasil”, enfatizou Vilela.
Na edição de 2014 Votuporanga ficou com a segunda posição no ranking ambiental e pela primeira vez também, a cidade recebeu o prêmio Franco Montoro, que é dedicado aos municípios com a melhor colocação no ranking em suas bacias hidrográficas.