A sugestão foi apresentada, por meio de indicação, pelo vereador Emerson Pereira.
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A substituição de todas as luminárias convencionais por de LED foi sugerida na 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, na última segunda-feira. As lâmpadas de LED garantem luminosidade semelhante à luz do dia, além de economia, durabilidade e controle dos pontos com eventuais problemas. A sugestão foi apresentada, por meio de indicação, pelo vereador Emerson Pereira.
O legislador solicita que o Poder Executivo substitua as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, trazendo assim maior economia aos cofres do município em relação ao pagamento de tarifa de energia elétrica.
O vereador lembrou que diversas cidades brasileiras estão promovendo a substituição das lâmpadas convencionais das ruas por lâmpadas LED. Além da economia, acrescentou, as lâmpadas proporcionam melhor luminosidade, gerando a sensação de segurança, principalmente nas vias dos bairros periféricos. Elas ainda possuem mais tempo de vida útil, fato que evitará a troca constante de lâmpadas.
Conforme pesquisa realizada por Emerson, de 8 de janeiro a 22 de março, o município gastou R$ 449.689,49 com o pagamento de energia elétrica, sendo que esse valor poderia ser reduzido, caso houvesse a instalação das lâmpadas. Ele entende que o Poder Executivo pode utilizar recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) para promover de forma gradativa a substituição das lâmpadas convencionais, sem que houvesse impacto no orçamento municipal, já que o pagamento dessa contribuição pelos munícipes deve ser empregado em melhorias.
O parlamentar ressalta também que todos os novos loteamentos de Votuporanga, a partir da vigência da Lei Municipal nº 5.715, de 17 de dezembro de 2015, terão que promover a entrega da rede de iluminação pública com lâmpadas LED, sendo que, cabe ao Poder Público fazer a sua parte no emprego dessa nova tecnologia.