Estudantes de Votuporanga participaram de um passeata ao redor da Reserva Ecológica Edgard Gonçalves
Ontem foi comemorado o Dia Mundial da Saúde e, para marcar a data, alunos do 1º ao 5º anos do Centro de Educação Municipal “Prof. Faustino Pedroso”, no bairro San Remo, realizaram uma passeata pela manhã ao redor da Reserva Ecológica Edgard Gonçalves, com cartazes e materiais produzidos por eles em sala de aula.
Sob os gritos de “fora dengue”, os estudantes recolheram materiais que podem servir de criadouros do mosquito e deram uma lição de cidadania na vizinhança.
A ação também faz parte das atividades da Semana de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes Aegypti e ao Zika proposta pelo Ministério da Educação com o objetivo de envolver também os familiares dos estudantes. Participaram da caminhada o prefeito Junior Marão, a secretária da Educação, Silvia Rodolfo, e, representando o MEC, Marcos Furini, diretor do IFSP.
Agentes do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), da Secretaria de Saúde, lideraram a passeata com dizeres conscientizando sobre a importância de não deixar recipientes com água parada.
Alunos dos CEM’s “Prof. Neyde Tonanni Marão”, no Jardim das Palmeiras I, e “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, de Simonsen, também farão atividades envolvendo os pais e a comunidade nesta quinta-feira. Já na sexta-feira, outras unidades farão o encerramento da Semana de Mobilização com apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos últimos dias.
“É importante formarmos cidadãos conscientes de seus deveres dentro da sociedade. Neste momento, o país inteiro luta contra essas doenças e nós, enquanto Poder Público, temos que fazer a nossa parte e trabalhar para que, no futuro, problemas como estes sejam amenizados”, disse o prefeito Junior Marão.
“As ações foram intensificadas durante esta semana, mas o tema é trabalhado constantemente em sala de aula e até mesmo nas atitudes do nosso corpo docente”, finalizou a secretária Silvia Rodolfo.