Cidade

Investimento para Hemonúcleo é de R$ 1,5 milhão

Um grupo de pessoas busca a instalação de um Hemocentro em Votuporanga, no entanto a Santa Casa entende qué é inviável
publicado em 08/04/2016
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br

O alto investimento para a instalação de um Hemocentro o torna inviável para Votuporanga, conforme alega a Santa Casa de Votuporanga. Por isso a unidade de saúde busca a implantação de um Hemonúcleo. Um grupo de pessoas da cidade tem conversado ultimamente e juntas querem reivindicar a instalação de um Hemocentro.
De acordo com o hospital, para a implantação de um Hemonúcleo, o investimento seria de aproximadamente R$ 1,5 milhão; já para a instalação de um Hemocentro o gasto seria muito superior.
A Agência Transfusional da entidade, explicou a Santa Casa, funciona 24 horas por dia para atender à demanda da instituição, que atualmente é de 600 bolsas de hemocomponentes (derivados de sangue) por mês. O fornecimento de sangue é garantido por meio de uma parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto – reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência.
Ainda segundo a Santa Casa, como a função das agências transfusionais são prestar assistência hemoterápica (transfusão de hemocomponentes), as doações de sangue para pacientes atendidos na Santa Casa de Votuporanga são feitas no Hemonúcleo de Fernandópolis. A unidade da cidade vizinha também é vinculada ao Hemocentro de Ribeirão Preto e a que está mais próxima dos votuporanguenses que desejam contribuir e doar sangue.
A Santa Casa explicou ainda que deseja implantar um Hemonúcleo na cidade, mas no momento tem algumas limitações financeiras e de credenciamento no Ministério da Saúde. “Estamos fazendo um esforço enorme para manter os atendimentos e os serviços já existentes no hospital, portanto, para trazer esse serviço, precisamos de novos recursos e de apoio de todas as nossas autoridades”, esclareceu.
O hospital ressalta ainda que a Agência Transfusional da Santa Casa de Votuporanga supre todas as necessidades do próprio hospital e ainda de outros serviços: Casa de Saúde (Unimed Votuporanga), Santa Casa de Cardoso e a Santa Casa de Riolândia.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando