A proposta é para que a sinalização de luz amarela dos semáforos seja sincronizada para cinco segundos até a passagem para luz vermelha.
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Mais um auxílio para evitar acidentes de trânsito é o objetivo de uma indicação apresentada na 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga. A proposta é para que a sinalização de luz amarela dos semáforos seja sincronizada para cinco segundos até a passagem para luz vermelha.
A indicação é do vereador Douglas Lisboa e foi enviada ao Poder Executivo para que, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, estude a possibilidade da mudança.
De acordo com o legislador, um dos principais problemas enfrentados no cotidiano é o trânsito de veículos, pedestres e ciclistas, no entanto o Poder Público Municipal tem tomado medidas para melhorar a questão. Ele contou que munícipes o procuraram recentemente e reclamaram sobre os semáforos da cidade, por isso ele apresentou a sugestão que será encaminhada para a Prefeitura. “É preciso analisar vários aspectos na hora de parar, para não colocar em risco a integridade física do condutor ou a de terceiros”, comentou.
Em conversa com A Cidade, Douglas disse que foi comunicado também por motoristas de ônibus. Eles explicaram que o tempo atual da luz amarela (dois ou três segundos) é insuficiente para um veículo grande, como um ônibus, passar.
O parlamentar alertou que considerando o tempo que o sinal permanece no amarelo, a velocidade, o tamanho do cruzamento e o horário, é necessária uma análise da questão do tempo de luz amarela. Ele observou que o condutor precisa decidir com segurança a hora de parar e de partir, por isso, com a alteração, é possível evitar uma infração de trânsito e, principalmente, um grave acidente. “Esperamos que a Prefeitura de Votuporanga atenda o pleito, o que certamente será de suma importância para garantir a segurança no tráfego de veículos”, frisou.
Trânsito altera sentido de via no bairro São Judas Tadeu
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga alerta que houve alterações de tráfego ontem no bairro São Judas Tadeu. A rua Antônio Batista Pereira passa a ser mão única, sentido centro/bairro, nos trechos entre as vias Sergipe e Barão do Rio Branco.
A mudança segue o sentido da via, que faltava apenas um quarteirão para se tornar mão única. Funcionários da pasta trabalharam durante todo o dia para adequar a sinalização.