Dois projetos apresentados pelo Executivo na Câmara dão sinais que uma grande empresa de Telemarketing deverá chegar em breve na cidade
Fábio Ferreira
Por meio de dois projetos apresentados pelo Poder Executivo na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a Prefeitura de Votuporanga dá sinais que tem tudo quase certo com uma grande empresa para se instalar em breve no município, anexo ao futuro North Shopping. A justificativa de um dos projetos apresentados é de que o mesmo "tem por objetivo atrair empresas de Call Center e ou Telemarketing, visando a geração de emprego igual ou superior a 1000 vagas.
O projeto de 83/2016, que ainda será apreciado pelos vereadores, diz que "o município poderá celebrar contrato de locação e se responsabilizar pelo pagamento total desta pelo período de até 10 anos, para empresas que se transferirem de outros municípios e/ou instalarem sua matriz ou filial no território municipal, após análise e aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico".
Para este benefício concedido no projeto de lei, a referida empresa deve preencher as seguintes exigências: comprovar semestralmente a existência de 1000 ou mais pessoas empregadas diretamente e ter recolhimento de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza igual ou superior ao valor de aluguel de que trata o benefício.
Já o projeto de lei complementar 12/2016 trata da dedução de 1/3 do valor devido referente ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. O texto afirma mais uma vez que o benefício somente é válido desde que a empresa comprove número igual ou superior a 1000 funcionários contratados ativos em seu quadro.
Trechos da justificativa para aprovação do projeto encaminhado pelo Executivo dizem que "fontes do Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostra perda de 569 postos de emprego somente nos três primeiros meses deste ano. De dezembro de 2014 a março de 2016 a somatória é de 1550 desligamentos. Ou seja: podemos afirmar que o município está em estado de emergência no que tange à questão empregos, sem falar do aspecto econômico financeiro porque passam as empresas locais".
Empresa
Consta que a empresa que pode se beneficiar dos projetos apresentados no Legislativo e se instalar na cidade seja a AlmavivA do Brasil. A empresa é uma sociedade de Telemarketing e Informática do Grupo AlmavivA - The Italian Innovation Company - empresa líder na Itália na oferta de soluções de Information & Communication Technology.
Atualmente, a AlmavivA do Brasil está presente nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Aracaju, Maceió, Teresina, Brasília e São Paulo. A empresa chegou ao Brasil em agosto de 2006. Atualmente a estrutura organizacional da AlmavivA do Brasil possui 28000 colaboradores, entre os quais a maioria são Representantes de Atendimento que têm idade media entre 18 e 25 anos.
Apesar de informações, a empresa AlmavivA não confirmou negociações para se instalar em Votuporanga e afirmou que "não comenta especulações".