A falta de vagas para novos túmulos tem preocupado os moradores do distrito de Simonsen, que reivindicam uma solução
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Quando o assunto é enterrar um ente querido, os moradores do distrito de Simonsen enfrentam uma dor de cabeça. Há mais de dois anos eles reivindicam uma ampliação do cemitério local, porém até o momento a questão não foi solucionada, o que causa transtornos para a população.
Após ouvir reclamações, A Cidade, esteve, em janeiro de 2014, no local. Na oportunidade a reportagem ouviu as principais reivindicações dos moradores, entre elas é com relação à falta de espaço para a construção de túmulos no cemitério, porque não havia mais vaga para novos túmulos.
Na tarde de anteontem, a equipe do jornal voltou ao local e ouviu a mesma reclamação: não há vagas para novos túmulos. De acordo com a dona de casa, Rosane Mendonça Ferreira Lima, 45 anos, a situação é bastante complicada e todos reclamam sobre o cemitério. Precavida por causa do problema, ela procurou a Prefeitura para adquirir um espaço para o seu pai, que já tem 80 anos. “Eles me disseram que se meu pai morrer, teremos que enterrar junto com um parente”, comentou.
Rosane demonstrou revolta com a situação, uma vez que os moradores reclamam há algum tempo e nada é resolvido. “Não fazem porque não querem. Um fala uma coisa, outro fala outra, e o problema não acaba”, destacou.
Um homem de 59 anos, que preferiu não ser identificado, também reclamou da situação. Ele é outro que há algum tempo tenta reservar um espaço para seus familiares, mas não consegue. “Eu não entendo. Eles dizem que já têm uma área, mas que precisar resolver não sei o que para liberar. Ah, se tem, libera logo porque é uma necessidade daqui”, falou.
A solução para o problema também já foi reivindicada na Câmara Municipal. O vereador Osvaldo Carvalho solicitou à Prefeitura de Votuporanga que adquira uma área para ampliação do cemitério. “Solicitamos ao Poder Executivo, por meio da Secretaria competente, que seja promovida a aquisição de área para ampliação do cemitério do distrito de Simonsen. Entendemos ser de suma importância que a Prefeitura atenda na maior brevidade possível a solicitação dos munícipes supramencionados”, justificou.
Prefeitura elabora projeto
Por meio de nota, a Prefeitura de Votuporanga informou que está em elaboração um projeto para a construção de mais sepulturas no cemitério de Simonsen, porém, cada gaveta dos jazigos ou cada sepultura existente podem ser reutilizadas a cada três anos. Atualmente, acrescentou, qualquer morador de Votuporanga – inclusive os que residem no distrito – são sepultados onde as famílias possuem jazigos.