Na última sessão Câmara, o vereador Emerson Pereira (SDD) falou sobre a dificuldade dos pais em encontrar vagas para seus filhos
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, o vereador Emerson Pereira (SDD) falou sobre a dificuldade dos pais em encontrar vagas para seus filhos. Ele contou que tem sido procurado por pais com dificuldades para matricular seus filhos em creches do município. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Educação, explicou que, no âmbito geral, sobram vagas.
Por meio de nota, a Secretaria da Educação de Votuporanga informou que 59 pessoas aguardam por vagas em unidades de educação infantil, por outro lado, há 44 vagas disponíveis para preenchimento imediato. No entanto, acrescentou, ocorre que alguns pais preferem aguardar por vagas em escola de sua preferência.
A pasta ressalta que os pais podem optar por determinada escola, porém, é necessário aguardar a liberação da vaga de acordo com a lista de espera. “Quando os pais não têm preferência por alguma unidade, direcionamos a criança para as escolas que possuem vaga”, esclareceu a secretária Silvia Rodolfo.
Em 2016, esclareceu a Secretaria, foram oferecidas 200 vagas com o início do funcionamento do Cemei Luiza Giacomini, no Monte Verde, no entanto até o momento, a unidade atende pouco mais de 100 crianças, em virtude da recusa de alguns pais pelo preenchimento da vaga naquela unidade.
A secretária destaco ainda que de 2013 até o hoje, quando assinou o Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, a demanda por vagas em creche reduziu de 758 para 59. “Temos mais 460 vagas que serão criadas com o término das obras dos novos Cemeis no Jardim Itália e Carobeiras e da ampliação do Cemei Terezinha Guerra. Além disso, vamos contratar mais profissionais para abrir novas turmas em algumas unidades”, finalizou.