A intenção do projeto é fazer com que os estudantes do curso de medicina tenham estágios no hospital e em outras unidades de saúde da cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Apenas uma proposta deve ser votada na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, que será realizada hoje, a partir das 18h. O Projeto de Lei Nº 68/2016 é de autoria do Poder Executivo e autoriza o município a realizar convênio com a Unifev (Fundação Educacional de Votuporanga) e a Santa Casa de Misericórdia.
A intenção do projeto é fazer com que os estudantes do curso de medicina tenham estágios no hospital e em outras unidades de saúde da cidade.
Caso aprovado, o município ficará autorizado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a celebrar o convênio que tem o propósito de estabelecer campo de estágio para as atividades práticas de ensino do curso de medicina em regime de internato dos estudantes.
Os estágios seriam realizados na Santa Casa, Samu (Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Ambulatório de Saúde Mental, UBs, unidade de PSF (Programa de Saúde da Família), os consultórios municipais e Hospital Municipal. Poderão participar dos estágios os acadêmicos regularmente matriculados e que frequentam efetivamente o curso.
No estágio de internato, o estudante, já aprovado em todas as Disciplinas Básicas, Clínicas e Cirúrgicas, acompanha as rotinas dos serviços de diversas especialidades para adquirir experiência profissional e desenvolver as habilidades médicas, em molde semelhante ao de uma Residência Médica, porém, com duração e carga-horária bastante reduzidas.