Lucas Yoshida, votuporanguense e 1º Tenente da Força Aérea, relata emoção de se apresentar pela primeira vez em sua terra natal
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Daqui a exatamente uma semana Votuporanga recebe a equipe da Esquadrilha da Fumaça. A apresentação será realizada às 16h, no Centro de Eventos “Helder Galera” e vai abrir o calendário de festividades em comemoração aos 79 anos da cidade. Em conversa com o jornal A Cidade, o votuporanguense 1º Tenente Lucas Pacheco Yoshida, que integra a esquadrilha, falou da expectativa de apresentar o seu trabalho pela primeira vez em sua cidade natal.
O votuporanguense faz parte da atual equipe de “fumaceiros” e comanda o avião da Ala Esquerda ou Posição 3. Em entrevista para o jornal A Cidade, Lucas não escondeu a emoção e disse estar extremamente ansioso para a apresentação de Votuporanga. “São dois lados, o primeiro é de vir com a minha equipe para a minha cidade natal, onde eles poderão conhecer um pouco mais sobre ela; o segundo é que é muito emocionante representar a cidade na apresentação, já que minha família, amigos e todos os demais votuporanguenses estarão presentes no evento”, revelou Lucas.
Votuporanga está entre as dez primeiras cidades brasileiras contempladas com demonstrações da Esquadrilha neste ano. “Serão 40 minutos de apresentação e mais de 50 manobras e acrobacias que sete aviões farão pelo céu de Votuporanga; o principal objetivo da esquadrilha e de divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira”, finalizou Lucas.
A equipe precursora esteve no município na semana passada para acertar detalhes que garantem a qualidade da exibição. Além disse, a equipe veio se certificar sobre questões operacionais como apoio para os aviadores e pontos de segurança para o vôo.
Lucas Pacheco Yoshida
Lucas é piloto de caça e tem mais de 1885 horas de voo, tendo ingressado na Força Aérea em 2004, na Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR) e declarado Aspirante a Oficial Aviador em 2008. Embora relativamente curta, sua carreira militar é expressiva, tendo sido Chefe da Seção de Informática do 2º/3º GAv, Chefe do Corpo de Instrutores Doutrinários do CCAER - AFA, Instrutor de Voo nos Esquadrões de Instrução Aérea - AFA, ingressou na Esquadrilha em 2014. Atualmente, o militar votuporanguense, além de “fumaceiro”, é Chefe da Seção de Informática.