Medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia; Votuporanga chegou a registrar 7ºC na manhã de ontem
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O frio intenso que atinge as regiões sul e sudeste do Brasil chegou forte em Votuporanga nos últimos dias e a cidade repetiu a menor temperatura do ano: 7ºC na manhã de ontem. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No dia 24 de maio, de acordo com o Inmet, a temperatura mínima também foi de 7ºC. Já em junho, desde a última quarta-feira a temperatura não para de cair no município, quando a mínima foi de 10ºC.
Já na última sexta-feira, a mínima registrada foi de 9ºC, caindo para 8ºC no sábado. Domingo a temperatura não mudou muito e ontem, por volta das 6h, chegou a 7ºC.
Se a temperatura já é baixa, a sensação térmica é menor ainda. Esta é a sensação que o ser humano tem ao perceber a temperatura do ambiente levando em consideração a troca de calor entre o ambiente e o corpo da pessoa, além de umidade do ambiente e velocidade do vento. Diferente disto, a temperatura marcada pelos indicadores nas ruas considera somente a temperatura, sem levar em conta os fatores citados.
Para calcular a sensação térmica, os meteorologistas utilizam a tabela ‘Wind Chill’, que é universal. Nela são feitos cruzamentos de dados para chegar ao valor. Em uma linha há a temperatura e na outra a velocidade do vento; cruzando esses valores, a tabela já indica qual a sensação térmica.
A tendência para os próximos dias em Votuporanga é que a temperatura mínima aumente um pouco. Hoje é de 11ºC, amanhã será de 14ºC, igual a quinta-feira (16). Na sexta-feira e sábado as mínimas serão de 13ºC. No domingo volta para 14ºC.