Busto, que antes ocupava um lugar no Frigorífico 4 Rios, agora está anexado junto à avenida Nasser Marão Filho
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Emoção e agradecimento. Duas palavras que resumem a entrega da estátua de Nasser Marão Filho, que aconteceu na manhã de ontem, em frente à Cidade Universitária. Após três anos da retirada do busto do Frigorífico 4 Rios, antigo investimento do empresário para a cidade, o prefeito Junior Marão resolveu então homenagear o pai com a reentronização da estátua na avenida que também leva o seu nome. Se estivesse vivo, Nasser teria feito na semana passada 100 anos. O prefeito também relembrou que amanhã, dia 6 de junho, completa 25 anos de sua morte em um acidente automobilístico.
Na solenidade da homenagem, muito amigos e familiares de Nasser Marão estavam presentes. O ex-prefeito de Votuporanga, Dalvo Guedes, foi o primeiro a dizer algumas palavras sobre o antigo companheiro. “Nasser e eu éramos muito amigos, tenho muito orgulho de dizer isso. Quando eu fui vereador da cidade, em 1995, dei o nome dele para essa avenida, uma justa homenagem, porque foi graças a ele que, na época que fui prefeito, consegui trazer grandes conquistas para Votuporanga, ele que amava essa cidade mais do que tudo; espero que ele esteja com a paz de Jesus e, ao mesmo tempo, esteja olhando pela cidade”, falou o ex-prefeito.
Logo em seguida, o primogênito da família, o prefeito Junior Marão, falou emocionado sobre a homenagem para o seu pai. “Muitos podem dizer que estou fazendo homenagem porque ele é meu pai, mas não é isso, esse busto já existia e estava no Frigorífico 4 Rios, local onde meu pai liderou um grupo de empresários e agropecuaristas para construir a empresa na cidade, ele foi homenageado primeiramente lá. Há uns três anos, quando mudaram de dono, o busto foi retirado, então eu pensei que, por ser nesse ano que ele completaria 100 anos se estivesse vivo, seria justo que essa estátua fosse colocada na avenida que também leva o seu nome”, comentou o prefeito.
Ainda em seu discurso, o prefeito falou com muita emoção sobre o amor que seu pai tinha por Votuporanga. “Ele foi um grande empresário e o seu maior projeto foi Votuporanga, sempre foi trazer o que tinha de melhor para a cidade; ele sempre foi desprendido, extremamente generoso e sempre ligado no desenvolvimento da cidade, o que lhe valeu o apelido de “Capitão de Indústrias”; espero que eu, como prefeito, esteja realizando um trabalho na altura do que meu pai sempre planejou para essa cidade”, finalizou o prefeito muito emocionado.
Breves conquistas de Nasser Marão
Nasser Marão sempre esteve envolvido em movimentos da cidade. Foi presidente da Associação Comercial de 1965 a 1974. foi um dos maiores incentivadores da Associação Atlética Votuporanguense; não chegou a presidi-la, (o presidente foi Marão Abdo Alfagalli em 77) mas era mais que presidente, pois comprava e vendia atletas. Era um apaixonado pela Alvinegra.
Doou terrenos para várias instituições, como do Fórum de Votuporanga, do Rotary Club; arrematou o antigo Estádio Plínio Marin em leilão (juntamente com Carlos Ferrari), por causa de dívidas com o INSS, e o repassou para a Prefeitura; liderou a campanha para a compra da primeira ambulância da Santa Casa; ajudou adquirir um aparelho de raio-X, etc. Também comprou o primeiro aparelho de hemodiálise da Santa Casa