Na última quarta-feira, dia 29, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Votuporanga realizou a sua 48ª Reunião Ordinária
Aline Ruiz
Na última quarta-feira, dia 29, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (COMDEMA) de Votuporanga realizou a sua 48ª Reunião Ordinária. Segundo o presidente do Conselho, André Navarro Sanches, o principal objetivo do encontro foi discutir sobre a atualização do Plano de Saneamento, que deve acontecer até o mês de agosto deste ano. Ainda de acordo com ele, a reunião foi muito produtiva, uma vez que o COMDEMA se demonstrou satisfeito com as ações realizadas pela Saev Ambiental em Votuporanga.
Para falar sobre o assunto durante a reunião, estiveram presentes o gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela, e o engenheiro da Saev Ambiental, Aldo Takao Okoti. “A atualização do Plano de Saneamento é extremamente importante, uma vez que a última mudança foi realizada em 2012; desses anos para cá muita coisa mudou na cidade, por isso é tão essencial que ele seja revisto”, explicou Gustavo Gallo Vilela.
O gestor de Meio Ambiente ainda comentou que um município sem a atualização de um Plano de Saneamento pouco consegue junto ao ministério. “Sem um plano atualizado a cidade não consegue viabilizar recursos, mas não se trata apenas do dinheiro, o plano precisa ser revisto para que tenhamos ideia de como o município se encontra ambientalmente, ver quais metas foram atingidas, quais não foram e melhorar sempre, esse é o objetivo do plano”, disse.
A versão final do Plano de Saneamento do município deve ser apresentada até agosto de 2016 e valerá pelos próximos 30 anos. A ação ocorre em atendimento à Lei Federal 11.445/2007. Na oportunidade também será apresentada a situação atual do saneamento básico na cidade, assim como do planejamento dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana de resíduos sólidos e drenagem urbana de águas pluviais para as próximas três décadas.