O Papa Francisco autorizou a criação da Diocese na cidade; o padre Moacir Aparecido de Freitas foi nomeado como novo bispo
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O Papa Francisco autorizou anteontem a criação da Diocese de Votuporanga. O anúncio foi feito pelo bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva ontem, em comunicado publicado no site do bispado. Com a conquista, a Igreja Matriz passará a ser Catedral. O Papa Francisco nomeou como novo bispo, o padre Moacir Aparecido de Freitas
A nova diocese fará parte do regional Sul 1 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) com território desmembrado do bispado de São José do Rio Preto e Jales, e é composta por 25 municípios e 28 paróquias, atendendo uma população de 230 mil habitantes, sendo 172 mil católicos.
Em conversa com o A Cidade, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Gilmar Margotto, demonstrou felicidade ao falar da nova conquista. “É algo que estávamos esperando há muito tempo. A criação da Diocese permite uma maior proximidade do padre com os fiéis, além disso, com a Diocese a cidade e região passam a ter mais padres, porque a formação de novos padres será maior. A organização pastoral também melhorará e muito”, disse.
O pároco ressaltou que a criação da Diocese deve acontecer em outubro, logo após a formação do padre Moacir como bispo. “O padre Moacir se tornará bispo em breve e, assim que isso acontecer, iremos marcar uma data para a criação da Diocese, mas é quase certeza que isso acontecerá em outubro deste ano”, revelou.
O pároco também disse que com a criação da Diocese, a Igreja Matriz passará a ser Catedral. “Mais para frente será construída a sede da Diocese, chamada Curia Diocesiana. A sede deverá ser construída em um terreno da rua Alagoas, entre as ruas Argentina e Guerche, ou faremos uma permuta com um imóvel já pronto. Tudo será decidido após a vinda do bispo para a cidade”, comentou.
O bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, também se pronunciou a respeito da conquista. “Nossa gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, que olhou compassivamente para o noroeste do Estado de São Paulo, e sentindo a necessidade pastoral de melhor atender os fiéis destas paragens, oferece à Igreja, no Brasil e no mundo, a Diocese de Votuporanga”, afirmou Dom Tomé.