Objetivo da reunião foi orientar partidos sobre alguns aspectos sobre registro das candidatura
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o propósito de fazer alguns esclarecimentos aos partidos políticos, foi realizada uma reunião, na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Votuporanga, com o juiz da 4ª Vara e juiz eleitoral, Camilo Resegue Neto.
De acordo com Camilo, o objetivo da reunião foi orientar partidos sobre alguns aspectos sobre registro das candidaturas, já que o período vai começar. O encontro também falou sobre o financiamento da campanha eleitoral. “A maior finalidade foi orientar para que todos os registros ocorram dentro da normalidade”, falou.
As duas principais mudanças nas eleições, explicou, é a proibição de doações por pessoa jurídica e a diminuição do tempo da campanha eleitoral. A população percebera, conforme ele, que o período da campanha será consideravelmente menor em relação a outros anos. “São as alterações mais visíveis do processo eleitoral de 2016”, disse.
Sobre o possível aumento no número de candidatos a vereador, o juiz observou que o Brasil é um estado democrático de direito em que a participação das pessoas faz parte da democracia. No entanto, continuou, independente do número de concorrentes o importante é que cada um deles tenha plena consciência de que, caso vença, terá papel preponderante na sociedade. “Esperamos que cada um tenha interesse em melhorar a cidade, ajudar o município, passar propostas plausíveis e concretas para a população. É importante que cada um tenha essa consciência”, disse. Ele espera ainda que a grande quantidade se alie a qualidade dos candidatos.
O juiz observou que a campanha eleitoral é oportunidade para a população conhecer melhor as ideias de cada um. Camilo lembro também que o povo está cada vez mais atento aos aspectos políticos da sociedade e aos governantes, por isso a expectativa é que nas eleições a população esteja mais atenta nas propostas de cada candidato. “É importante os candidatos se aterem a propostas concretas, evitar ofensas, atritos com outros candidatos, porque hoje o povo está cada vez mais consciente, então vai votar naqueles que apresentarem as melhores propostas”, falou.
Por meio do jornal A Cidade, Camilo deixou uma mensagem para os eleitores. Ele espera que a população aproveite o período de campanha para analisar cada candidato, além de ver a conduta social deles. “Que a população faça realmente uma escolha pensando na cidade, no futuro do município, no que pode ser melhor para a cidade. Não aceite propostas indevidas, não venda seu voto. Pense que seu voto pode ser preponderante para as eleições, e pense também que votando você estará escolhendo o destino da sua cidade”, concluiu.