As obras do novo Ecotudo, na Zona Oeste da cidade, que tiveram início no último mês de março no alto da Vicinal Nelson Bolotário, estão em pleno andamento. O espaço ganhou piso e a instalação da cobertura está na reta final. O prazo final para a entrega das obras desta etapa é setembro deste ano.
O recurso para a construção do terceiro Ecotudo em Votuporanga é proveniente do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), ligado a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, em virtude da boa colocação de Votuporanga durante a edição de 2013 do Município Verde Azul, quando a cidade atingiu o nono lugar.
O projeto do Ecotudo é pioneiro no Estado de São Paulo e hoje é referência para outras cidades. A primeira unidade na cidade foi entregue em 2010, na Zona Sul, e devido ao sucesso, em 2012 foi construída mais uma unidade na Zona Norte.
O valor da verba liberada pelo Governo do Estado é de R$ 200 mil. “Escolhemos o local por ser um dos piores pontos de descarte irregular da cidade e por fazer parte de um planejamento que temos de implantar pequenas unidades do Ecotudo em todas as saídas da cidade”, informou o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo.
Ecotudo
Como alternativa para o descarte de lixo, Votuporanga já possui duas unidades do Ecotudo (um na Zona Norte e outro na Zona Sul) que foram estruturados pela Prefeitura e Saev Ambiental para receber todo tipo de resíduos gerados nas residências votuporanguenses, desde lixo comum (orgânico), produtos recicláveis, podas de árvores, até animais mortos (de pequeno porte).
Os resíduos levados pelo morador a uma das unidades do Ecotudo são separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material. O projeto faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, traçada pela Saev Ambiental, dentro do plano de governo da administração Junior Marão.
Um dos objetivos do Ecotudo é diminuir os pontos de descarte irregular na cidade, que por sua vez podem atrair vetores de doenças (ratos baratas, dengue etc) e contaminar o solo e a água, além de fazer a destinação correta dos resíduos sólidos que não são objeto de coleta nas residências.
Endereços
O Ecotudo Sul atende na antiga Algodoeira Matarazzo - Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com Avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. O Ecotudo Norte fica na Av. Sete, 2440, paralela a Av. Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I.