Na avenida 9 de julho, a bandeira em homenagem aos votuporanguenses está toda pichada e sem tinta
Aline Ruiz
O obelisco em homenagem aos soldados votuporanguenses que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932 está abandonado. Localizado na avenida que leva o nome da data da comemoração, 9 de julho, monumento também tem sofrido constantes ataques de vândalos da cidade, que picharam a bandeira do Estado de São Paulo.
Quem passa pela avenida 9 de julho não deixa de notar a grande bandeira instalada ao lado da praça “Praça Nozumo Abe”, no bairro Cecap II. O obelisco foi feito na gestão do prefeito Luiz Garcia De Haro, em 1976, com o objetivo de homenagear os soldados votuporanguenses que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932.
Inicialmente o obelisco estava instalado no início da rua Pernambuco, próximo ao Posto do Vilar. Somente na gestão do prefeito Junior Marão, em 2010, que o monumento foi para a avenida que leva no nome a data em homenagem à revolução.
Atualmente poucas pessoas dão valor ao obelisco, que sofre com a ação de vândalos. A bandeira do Estado de São Paulo está toda pichada e sem tinta. Por meio de nota, a Prefeitura Municipal garantiu que na semana que vem a pasta responsável vai limpar e remover as pichações com removedor para preservar a homenagem aos soldados votuporanguenses.