Com a área, motociclistas e ciclistas podem se posicionar na frente dos demais veículos e assim saem primeiro no sinal verde
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Algo que já acontece em várias cidades do pais foi sugerido na Câmara Municipal de Votuporanga: uma área exclusiva para motos e bicicletas perto dos semáforos. A iniciativa tem o intuito de dar maior segurança, na abertura do semáforo, para quem circula de moto ou bicicleta. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso.
Caso aprovado, a lei autoriza o Poder Executivo a criar uma sinalização de área de espera exclusiva para motocicletas e bicicletas junto à aproximação de semáforos. O projeto ainda vai tramitar nas comissões do Legislativo.
De acordo com o parlamentar, a proposta legislativa prevê a criação de “bolsões de proteção”, demarcados com faixas antes dos semáforos e exclusivos para as motocicletas e bicicletas nas vias públicas do município. “Com isso, a Prefeitura poderá promover a sinalização de área de espera (bolsões) junto a aproximação semafórica, objetivando que motociclistas e ciclistas se posicionem na frente dos demais veículos e possam sair primeiro no sinal verde, sem precisar aguardar entre os carros até abrir o sinal”, justificou Meidão.
Outro benefício da área é fazer com que motociclistas tenham melhor visibilidade e respeitem a faixa de pedestres, reduzindo os acidentes.
A sinalização, acrescenta o vereador, deverá obedecer às disposições contidas na Resolução nº 550, de 17 de setembro de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O legislador lembra que os bolsões não são novidade, uma vez que são usados em outras cidades brasileiras, sendo inclusive incentivados pelo Contran. “Pretendemos, com a aprovação da proposta, minimizar acidentes com motocicletas e bicicletas em nossas vias públicas, objetivando com isso evitar mais pessoas em nossas unidades locais de traumatologia”, concluiu.