Em funcionamento desde março de 2014, o programa atendeu 2327 pacientes naquele ano em Votuporanga
Aline Ruiz
O programa “Filho que AMA leva o pai ao AME”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico, já atendeu aproximadamente 2327 homens em Votuporanga. Somente neste ano, 598 pacientes já passaram por atendimento médico.
Exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia, e são realizados aos sábados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga, além de em outros 24 AMEs da capital, região metropolitana, interior e litoral do Estado.
Em funcionamento desde março de 2014, o programa atendeu 2327 pacientes naquele ano em Votuporanga. Já em 2015, foram 1052 pacientes atendidos. De janeiro a julho deste ano, a unidade de Votuporanga já atendeu 598 homens.
A campanha de prevenção e promoção de saúde incentiva os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico, mas é importante destacar que o agendamento deve ser feito pelo próprio paciente.
O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, o paciente passa por uma consulta de enfermagem que envolve avaliação do peso, altura e risco cardíaco, uma bateria de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma.
No sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, cujo acompanhamento e tratamento já estão inclusos na rotina de atividades comuns do AME.
Para fazer o check-up, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer seus dados pessoais. O AME de Votuporanga funciona aos sábados das 7h até, no mínimo, 13h.