Evento será no Centro de Convenções na próxima terça-feira (16); profissionais discutirão prevenção, diagnóstico e o envolvimento da sociedade civil no controle das zoonoses
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), realiza na próxima terça-feira (16/8), o IV Fórum Estratégico para o Controle da Leishmaniose Visceral e Outras Zoonoses. O evento, que acontece das 8h às 16h no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, trará especialistas em doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais.
O Fórum é gratuito e aberto à população interessada, sobretudo, representantes de ONG de proteção animal, médicos, veterinários e demais profissionais da área da saúde.
Este é o quarto ano consecutivo em que o município promove o encontro, sendo referência no cuidado e prevenção da leishmaniose em todo Estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde de Votuporanga desenvolve projetos voltados ao controle de zoonoses há mais de cinco anos, através de parcerias com o Ministério da Saúde, IAL (Instituto Adolfo Lutz) e Unifev. “O programa de controle à leishmaniose em Votuporanga é desenvolvido graças ao empenho de várias instituições, destacando-se por estabelecer estratégias, dentre elas, a convite do Ministério da Saúde, testar a eficácia do uso de coleira repelente em cães, como ação de saúde coletiva no combate à doença”, disse a titular da pasta, Dra. Fabiana Parma.
O Fórum abordará as principais zoonoses que acometem o município e a região, como zika vírus, dengue, chikungunya, bem como pragas urbanas e animais peçonhentos. Palestras e mesas redondas sobre os diversos aspectos das doenças serão realizadas com a participação de especialistas.
Mais informações sobre o IV Fórum Estratégico para o Controle da Leishmaniose Visceral e Outras Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3405-9787, ramal 9786.
PROGRAMAÇÃO
7h50
Abertura Oficial
8h20
Apresentação dos dados atuais do Projeto Científico “Inovações Tecnológicas em Leishmaniose Visceral”
Palestrante: Dr. José Eduardo Tolezano – Instituto Adolfo Lutz/São Paulo
8h50
A influência do ambiente e aspectos clínicos em cães
Palestrante: Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior – Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga/ SP
9h20
Aspectos clínicos e o impacto da leishmaniose visceral na saúde humana
Palestrante: Dra. Regina Silvia Chaves – Médica Infectologista/ Subgrupo de Vigilância em Saúde – DRS XV
9h50
Coffee break
10h10
A situação epidemiológica da raiva no Estado de São Paulo e aspectos clínicos em humanos e animais
Palestrante: Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior – Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga/ SP
10h50
Febre Maculosa
Palestrante: Dr. Celso Souza – Médico Veterinário Sucen – Mogi Guaçu/ SP
11h30
Mesa redonda
12h
Almoço
14h
Vigilância laboratorial das Arboviroses no Estado de São Paulo
Palestrante: Dra. Juliana Silva Nogueira – Instituto Adolfo Lutz/ São Paulo
14h50
Animais peçonhentos e pragas urbanas
Palestrantes: Katiusce de Oliveira Picheli e Bruno Castelo Branco Damiani - Centro Universitário de Votuporanga –Unifev/SP
15h20
Ações de Vigilância em dengue, zika e chikungunya
Palestrante: Danúbia Franco – Enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Votuporanga/SP
15h40
Mesa redonda
16h10
Encerramento