Indicador municipal está acima das médias estadual (6,4) e nacional (5,5) e se equipara ao de países desenvolvidos
O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (08) o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015. Nos primeiros anos do ensino fundamental, a rede municipal de ensino de Votuporanga alcançou a nota 6,6, evoluindo em comparação com o índice de 2013, quando registrou 6,4. O indicador municipal está acima das médias estadual (6,4) e nacional (5,5) e, segundo o Governo Federal, se equipara ao de países desenvolvidos.
Com esta nota, a educação de Votuporanga se consolida como uma das melhores do País. Entre as cidades com população entre 50 e 100 mil habitantes, Votuporanga figura entre as cinco melhores do Estado de São Paulo, atrás apenas de Jaguariúna, Boituva, São João da Boa Vista e Amparo. “Se quisermos um país melhor, no futuro, é preciso investir em educação hoje. E é isso que fizemos desde o início do nosso mandato”, afirma o prefeito Junior Marão.
A evolução na nota do IDEB em 2015, segundo Marão, se deve a um conjunto de fatores, mas principalmente pelo trabalho de professores, diretores, coordenadores e todos os colaboradores da Secretaria Municipal da Educação.
A rede municipal de ensino é composta por 7,1 mil alunos, sendo 3,7 mil só do ensino fundamental, matriculados em 28 unidades de ensino, entre escolas de ensino fundamental e creches. São 397 professores, entre PEB I, PEB II e professores adjuntos, além de 156 educadores infantis e 47 técnicos em educação.