O projeto, de autoria do vereador Sílvio Carvalho, o Silvão, foi aprovado na sessão de anteontem da Câmara Municipal de Votuporanga
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A atual Escola de Artes, localizada junto ao Centro Cívico Cultural Vereador José Dirceu de Carvalho, será chamada de Escola de Artes João Cornachione (Oscarito). O projeto, de autoria do vereador Sílvio Carvalho, o Silvão, foi aprovado na sessão de anteontem da Câmara Municipal de Votuporanga.
O radialista Rogério de Assis, da Rádio Bandeirantes e que participa semanalmente do programa do ex-jogador Neto, no Band Sports, falou sobre seu pai e a homenagem. Bastante emocionado, ele agradeceu o vereador Silvão. “Muitas pessoas amam Votuporanga igual o meu pais, mais do que ele jamais”, comentou.
O radialista João Carlos Ferreira também ressaltou as qualidades do homenageado. “Foi uma pessoa com quem eu convivi. A homenagem é mais do que justa”, destacou.
João Cornachione ganhou apelido de Oscarito porque na juventude era parecido com o ator das chanchadas e parceiro de Grande Otelo.
Nasceu na cidade de Guapiaçu-SP em 20 de novembro de 1940. Veio para Votuporanga no final dos anos 60 e na década seguinte fez sua primeira participação em rádio na extinta Piratininga.No final dos anos 70 foi para a cidade Nhandeara e ao lado de Osvaldo Tridapalli, Oliveira dos Santos Prates e João Carlos Ferreira, inaugurou a Rádio Jornal.
No ano de 1.980 voltou para a cidade de Votuporanga onde foi apresentador sertanejo da Rádio Clube até os anos 90. Acordeonista nato, ele ainda participou de vários grupos musicais em Votuporanga com antigos músicos locais como Horácio dos Santos, Abílio do Baião, Pio, Tesourinha e tantos outros. “Na vida comunitária sempre esteve atento às mobilizações sociais, contribuindo de várias formas para o progresso que ora vivenciamos. Cultivava ainda um vasto círculo de amizades e seu nome era respeitado como pessoa de reputação ilibada. Morreu em 1997, deixando grandes saudades em sua família e em todas as pessoas que tiveram o privilégio de seu convívio”.