As obras, antes disponíveis na Biblioteca Municipal, aguardam a inauguração do CIT para serem liberadas para a população
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Desde o dia 7 de junho de 2013 que a Biblioteca Municipal “Castro Alves” funciona em local improvisado no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil). A mudança se fez necessária em virtude da instalação da Escola de Artes no lugar. Onde antes era possível encontrar quase 40 mil obras literárias, hoje o local abriga apenas quatro mil livros.
Por meio de nota, a Secretaria de Cultura e Turismo de Votuporanga informou que a disponibilidade do restante do acervo depende da inauguração do Centro de Informações Culturais e Turística, que está prevista para acontecer no fim do próximo mês. “O restante do acervo, mais de 35 mil obras, está sob os cuidados da pasta, aguardando a entrega do CIT”, disse a Secretaria.
O questionamento de onde estaria os demais exemplares, que antes estavam todos disponíveis na Biblioteca Municipal, também partiu do vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura. O parlamentar apresentou o requerimento durante a última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, dia 12.
De acordo com Jura, vários munícipes o procuram e o questionam a respeito do antigo acervo da Biblioteca Municipal, que era gigante comparado ao que hoje é oferecido para a população votuporanguense.
A Secretaria ressaltou ainda que, apesar do local ser provisório, “os leitores podem usufruir do refeitório do Polo da UAB para fazer suas leituras e se atualizar quanto às notícias do dia lendo os jornais”, concluiu.
A Biblioteca Municipal “Castro Alves” funciona atualmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e fica na Rua Pernambuco, 1736 – anexo ao prédio da UAB.