Interessados podem participar das aulas no período da noite, no CEM Anita Liévana e Centro Social Urbano
Pensando em facilitar o acesso às aulas de capoeira, a Secretaria de Esporte e Lazer de Votuporanga oferece horários alternativos para a modalidade. Interessados podem participar das atividades no período noturno, no Centro de Educação Municipal (CEM) “Anita Liévana Camargo”, no bairro Bom Clima, e no Centro Social Urbano “Professora Antônia Bortolaia Breviglieri”, no Cecap I.
Dois professores, sob a supervisão do Mestre Lousado, darão aulas para alunos acima dos sete anos de idade, sem limite de faixa etária. Na escola, as atividades começam na próxima semana, de segunda e sexta-feira, às 20h. Já no CSU, ocorrem de segunda, quarta e sexta-feira, às 19h30 e, aos sábados, a partir das 16h.
O mestre falou sobre a iniciativa de abrir novas turmas. “Disponibilizamos 25 vagas por horário, com expectativa de alcançar 300 pessoas. É oportunidade para quem trabalha fazer atividade física e, para aqueles que se formaram, transmitir o conhecimento. A capoeira é assim, o ensino vem dos mais velhos para os mais novos”, explicou Lousado.
Os benefícios para os praticantes são inúmeros. “A capoeira consegue trabalhar todo o corpo em apenas uma aula. Você movimentará membros inferiores e superiores, além de fortalecer músculos do tronco e abdômen favorecendo o equilíbrio e evitando problemas de coluna. Além disso, reduz o estresse e melhora flexibilidade e coordenação”, disse.
Atualmente, a escolinha atende 120 alunos com aulas no Complexo Esportivo Mário Covas, de terça e quinta-feira, às 8h30, e de segunda e sexta-feira, às 15h30. No CSU, as atividades também acontecem às 15h30, nas terças-feiras. “Com este novo horário, queremos descobrir novos talentos e renovar a equipe da Secretaria pensando nos Jogos Regionais, que serão realizados em Votuporanga, em 2018”, finalizou.