Cidade

Bispo de Votuporanga será ordenado hoje

A Ordenação será realizada na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Ibitinga, às 19h30
publicado em 11/10/2016
Será realizada hoje a Ordenação Episcopal de Monsenhor Moacir Aparecido Freitas, 1º bispo da Diocese de Votuporanga. A Ordenação será realizada na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Ibitinga, às 19h30, e contará com presença de fiéis e membros do clero das dioceses de São Carlos, Votuporanga e Rio Preto. A celebração terá como ordenante principal Dom Paulo Cezar Costa, bispo de São Carlos, e como ordenantes Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Campinas, e Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto. Sua posse como bispo em Votuporanga está prevista para o dia 22 outubro, às 16h. 
Monsenhor Moacir foi nomeado como 1º bispo de Votuporanga pelo Papa Francisco no dia 20 de julho deste ano. Na mesma data, foi criada também a nova diocese de Votuporanga.A Ordem é o sacramento que transforma o leigo em diácono, o diácono em sacerdote e o sacerdote em bispo. É o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é o sacramento do ministério apostólico. Possui três graus: o diaconato (para diáconos) o presbiterado (para padres) e o episcopado (para bispos).
O futuro bispo entende que em sua missão na nova diocese de Votuporanga terá a oportunidade de organizar ações dentro dos princípios e diretrizes da Pastoral da Igreja. Ele enumerou três características fortes de um bispo: “anunciar Jesus Cristo, santificar o povo de Deus para que a graça Dele se mantenha em nosso meio, e apascentar o povo de Deus em Votuporanga”. 
O padre Moacir Aparecido de Freitas nasceu em 22 de agosto de 1962 em Ibirá, Diocese de Catanduva (SP). Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1981-1983) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984-1987). 
Moacir Aparecido de Freitas foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1987 e incardinado na Diocese de São Carlos. No decorrer do seu ministério sacerdotal desempenhou os seguintes cargos: Vigário Paroquial da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (1988); Pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Américo Brasiliense (1989-1990); Pároco da paróquia Senhor Bom Jesus em Ibitinga (1991-1992); Diretor Espiritual do Seminário Maior de Teologia (desde 2008). Além disso, foi Vigário Episcopal; Assessor Diocesano para a Catequese; Coordenador Diocesano e Regional da Escola de Teologia para os Leigos; Membro do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral. Desde 1993 é Pároco da paróquia Santa Teresa em Ibitinga.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando