Ele afirmou ser totalmente a favor da proibição desta prática que ele considera extremamente cruel com os animais
Aline Ruiz
O projeto de lei que proíbe a utilização de animais de qualquer espécie para fins de entretenimento está tramitando na Câmara Municipal. A proposta, feita pelo vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso (PSD), já está dando o que falar. Em entrevista para a Rádio Cidade, o vereador eleito Leonardo Brigagão (PTC), o Chandelly, parabenizou a iniciativa e afirmou ser totalmente a favor da proibição desta prática que ele considera extremamente cruel com os animais.
Eleito com 2.055 votos, Leonardo Brigagão, mais conhecido como Chandelly Protetor, levanta a bandeira pela causa animal em Votuporanga. Para ele, as pessoas estão cansadas de tanto abandono, maus-tratos e do descaso por parte do poder público, por isso quer fazer a diferença no município. “A minha bandeira é a causa animal, mas é claro que terei outros objetivos dentro da Câmara e irei defender também as crianças, idosos e entidades assistenciais”, esclareceu.
Sobre a o projeto polêmico do vereador Mehde Meidão que proíbe a realização de rodeio na cidade, Chandelly vibrou. “Quando eu li a matéria eu fiquei super feliz, inclusive fui até a Câmara Municipal hoje (ontem) cumprimentar o Meidão, porque eu também sou a favor. Eu respeito quem gosta desse tipo de evento, mas vamos respeitar também quem não gosta, principalmente os animais, que com certeza não gostam de passar o que eles passam lá dentro da arena, então é uma bandeira que eu também vou defender”, afirmou.
Chandelly ressaltou que já acompanhou alguns rodeios e sabe que os animais são muito bem tratados pelos seus donos e que eles têm uma vida de reis. “Mas dentro da arena o tratamento é totalmente diferente, e lá eles são tratados como lixo, porque quando você oferece dor, tortura ou algum tipo de incomodo para o animal, isso já é maltratar. Você fazer diversão em cima de uma vida não é nada divertido, é cruel. Então o rodeio, na minha opinião, é uma prática que não deveria existir”, frisou Chandelly
Projetos na Casa de Leis
Umas das lutas já anunciadas por Chandelly é a de trazer para Votuporanga um hospital público veterinário. “Temos que aproveitar aqui em Votuporanga que já possui o curso de Veterinária na Unifev, assim nós podemos fazer um convênio e buscar recursos através de deputados, dessa forma será possível trabalhar sem ter um custo muito alto. Agora se não tivesse o curso, com certeza teríamos um obstáculo. Com essa clínica eu posso garantir que é muito mais caro você deixar como está, cheio animais abandonados por todo lado gerando altos custos, do que você ter um hospital”, concluiu.