Da Redação
O Dia das Crianças é amanhã, 12 de outubro, o que faz com que as vendas de brinquedos em todo país registre um grande aumento. Em Votuporanga não é diferente, a data movimenta o comércio local, mas alguns cuidados devem ser tomados e é necessário saber se o presente que será entregue aos pequenos é realmente seguro. Além da segurança, os pais devem estar atentos aos direitos do consumidor.
Com o aumento da demanda de compra e venda no comércio, aumentam também as reclamações. O fiscal do Procon, Fábio Meris Lacerda Soares, orienta que na hora de realizar as compras é necessário exigir a nota fiscal, pois sem ela o consumidor não poderá fazer a troca do produto, caso ele tenha algum defeito. ”A troca é obrigatória se o produto tiver algum defeito, e deve ser feita dentro do prazo de 90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis”, disse.
Outro item importante na hora da compra é estar atento também em relação às cores e aos tamanhos, no caso das roupas, por exemplo, pois a loja não é obrigada a trocar o produto se a criança não gostar da cor ou do modelo. “No caso de quando não existe defeito na peça, a troca depende do critério da própria loja, pois a troca só é obrigatória em caso de defeito ou se o cliente não tiver o problema resolvido em 30 dias”, contou Fábio.
O fiscal do Procon destaca que antes de ir às compras o consumidor deve fazer uma pesquisa sobre o produto, preços, e a política de troca da loja em que irá efetuar a compra, para evitar transtornos posteriormente.
Dentre os produtos infantis, os que mais apresentam irregularidades são os brinquedos, muitas vezes por conterem peças pequenas que podem ser engolidos e outros por serem pintados com tintas inapropriadas. Devido aos fatores de risco, é importante se atentar a algumas dicas na hora de comprar o presente da criançada. Nas embalagens é necessário verificar se existe o selo de inspeção do Inmetro e a faixa etária que contém no mesmo.
Para denunciar irregularidades de produtos ao Inmetro basta ligar no 0800 285 1818. Em Votuporanga, em caso de reclamações os consumidores podem procurar o Procon, órgão vinculado a Secretaria da Cidade, na rua São Paulo, 3741, das 9 às 15 horas. O telefone para informações é 3422-8930. (Colaborou Rivaldo Silva)