Da redação
Foi apresentada pelo vereador Emerson Pereira, na Câmara Municipal de Votuporanga, a indicação de campanha de encoleiramento de cães para o combate a leishmaniose. Em sua indicação, o vereador solicita ao Poder Executivo, para que a campanha retome o mais rápido possível.
Em sua justificativa, Emerson afirma que a coleira é uma importante arma para o combate da doença. “O efeito da coleira é repelente e ela possui uma elevada eficácia contra pulgas, carrapatos, moscas e mosquitos, inclusive o transmissor da Leishmaniose, o que contribui para a segurança do cão e da família”, explicou.
O vereador ainda afirmou que a indicação é um dever do legislador para contribuir com a sociedade. “Cabe ao Legislativo buscar soluções em parceria com a Prefeitura para que se tenha uma melhoria na qualidade dos serviços públicos relacionados à saúde”, afirmou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o encoleiramento foi realizado na cidade entre 2014 e 2015 pelo Ministério da Saúde com parceria da pasta, do Instituto Adolfo Lutz (IAL) e Unifev e distribuiu 26.350 coleiras nas etapas do programa, baixando o índice de transmissão da doença em cães de 29,7% em 2012 para 0,5% em 2015.
A pasta informou ainda, por meio de nota, que “uma equipe de especialistas do IAL de São Paulo visita mensalmente o município para acompanhar a situação do agravo, finalizar e avaliar dados referentes ao Programa de Encoleiramento, bem como, propor ações de controle à doença”.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)