Jovens do município fizeram duas ações na internet para divulgar os pedidos de Natal dos velhinhos do Lar São Vicente de Paulo e Lar Viver Bem
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Faltando menos de um mês e meio para o Natal, jovens votuporanguenses se mobilizaram para arrecadar presentes para idosos que vivem em asilos de Votuporanga. As campanhas são diferentes, mas o propósito é mesmo. No Lar São Vicente de Paulo, a estudante Amanda Ruiz, 17 anos, e a fotógrafa Maryangela Munhoz, 24 anos, buscam realizar os desejos de mais de 40 velhinhos. Já os publicitários Bianca Waideman, 24 anos, e Daniel Escorsi, 28 anos, se uniram para alegrar 13 senhoras do Lar Viver Bem.
Lar São Vicente de Paulo
Fundado há quase 60 anos, em 1958, o Lar São Vicente de Paulo é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que, atualmente, abriga mais de 40 idosos. A iniciativa partiu da estudante Amanda Ruiz, que se sensibilizou com uma campanha parecida realizada em outro estado. “Vi na internet e achei muito bacana a ação. Chamei a Maryangela, que está sempre envolvida com causas sociais na cidade, e juntas fomos ao asilo conversar com os idosos e saber os seus maiores desejos”, explicou.
Os pedidos são simples como relógios, vestidos e camisetas. A estudante disse que a doação pode ser realizada até a primeira semana de dezembro. “O asilo recebe recursos do governo e também da Prefeitura, mas o dinheiro não é o bastante para manter as contas equilibradas, já que os gastos são bem grandes”, contou.
O objetivo da campanha, segundo Amanda, é apenas um: ver o sorriso no rosto de cada idoso. “Muitos idosos são sozinhos e outros nem recebem mais visitas, acredito que dar essa atenção para eles é muito importante. São pedidos simples, mas extremamente importantes para eles. Vale a pena ajudar”, concluiu a estudante, ressaltando que o Lar também precisa muito de fraldas geriátricas M, G e GG.
Os pedidos dos idosos do Lar São Vicente de Paula podem ser vistos na página do asilo no Facebook: larsaovicentedepaulovotu. Para doar, baste escolher o idoso que você quer “adotar” e entrar em contato com a Amanda pelo telefone 98179-3086 ou com a Maryangela pelo 99107-9662, que elas passarão todas as instruções necessárias. Os presentes serão entregues na semana do Natal, durante uma festinha organizada pelo Lar.
Lar Viver Bem
O Lar Viver Bem é uma associação civil de direito privado, beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos e existe em Votuporanga há 7 anos. Atualmente, o local abriga 13 idosas. A campanha foi lançada pelos publicitários Bianca Waideman e Daniel Escorsi. “Nos encantamos pelo Lar Viver Bem, pois as velhinhas são muito bem cuidadas e simpáticas, fomos muito bem recebidos lá. Sempre tem campanhas com as crianças nessa época de natal, mas as vovós também acreditam no papai Noel e precisam muito de nós”, contou Bianca.
A publicitária afirmou que a intenção é encontrar pessoas dispostas a adotar cada uma das vovózinhas para enviar o presente que elas pediram. “Assim, se você se apaixonar por alguma delas é só entrar em contato comigo ou com o Daniel para conversamos sobre o pedido delas e a entrega do presente, que pode ser feita até a primeira semana de dezembro”, explicou.
Além dos presentes que as idosas pediram, Bianca ainda faz um apelo. “Elas precisam muito de fraudas geriátricas tamanho M e G e um óleo para as feridinhas que elas têm na pele que chama Dersani e custa em média R$ 35. Os itens podem ser doados ou, se a pessoa preferir, pode depositar uma quantia de dinheiro na conta que estaremos disponibilizando”, falou.
Para doar, basta entrar na página da Bianca no Facebook: rosasavista. Lá você pode escolher o presente que quer doar e também encontrar outras informações sobre a campanha. O telefone para contato é o 98106-7998. As doações também serão entregues na semana do Natal.