O prédio do Centro de Convivência do Idoso já está pronto, o que falta é o dinheiro para investir no mobiliário do local
O balanço deste ano da Secretaria de Assistência Social foi apresentado na tarde de ontem
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O balanço deste ano da Secretaria de Assistência Social foi apresentado na tarde de ontem durante audiência pública na Câmara Municipal. Entre os assuntos comentados, a secretária da pasta, Marli Beneduzzi Pignatari, falou sobre a obra da nova unidade do CCI (Centro de Convivência do Idoso), que está sendo construída no bairro Jardim Bom Clima. De acordo com ela, o prédio está pronto, porém a Prefeitura Municipal está sem recursos para adquirir o mobiliário do local.
A nova unidade do CCI mede 630 metros quadrados, com área construída de 255,13 metros quadrados. No local, serão atendidas cerca de 200 pessoas para atividades socioeducativas. A obra foi conquistada pela Prefeitura Municipal junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
De acordo com a secretária, a unidade irá contribuir com o atendimento da população que reside na região leste da cidade. “A demanda é realmente grande, muitos idosos deixam de ir no CCI que já existe pela dificuldade de locomoção. O prédio já está pronto, agora o que falta é recurso para colocar o mobiliário no local, isso ficará para o prefeito João Dado inaugurar”, comentou.
Votuporanga já conta com um CCI, localizado no bairro Vila Paes, que atende cerca de 280 idosos, com atendimento de segunda a sexta-feira. “No local o público conta com aulas de natação, hidroginástica, ginástica preventiva, pilates, academia, vôlei, jogos de mesa, dança de salão e atividades recreativas e educativas”, afirmou a secretária.
Centro Dia do Idoso
Sobre o Centro Dia do Idoso, a secretária falou sobre a obra de ampliação do local. De acordo com ela, a emenda já está encaminhada e o projeto também já está pronto. “A Prefeitura aguarda a liberação de uma emenda federal para a ampliação do Centro Dia, elevando a capacidade de atendimento para 30 idosos”, comentou a secretária, ressaltando que atualmente 22 idosos são atendimento no CDI.
O atendimento do CDI é das 7h30 às 18h30, quando são oferecidas atividades de reabilitação física, cuidados diários como alimentação e higiene, atividades recreativas, artesanato, passeios culturais e de lazer, bailes, atividades em grupo com a família, dentre outros. A família também recebe orientações sobre cuidados básicos necessários para pessoas que vivem esta fase. O Centro Dia do Idoso fica na rua Humberto Correia Bonetti, 3575, no bairro Colinas.