Comunidade e voluntários realizaram uma força-tarefa e construíram a praça no último fim de semana
Pelas mãos dos próprios moradores e voluntários, uma nova praça foi construída
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga
Mais do que um espaço público, as praças são ambientes de socialização e lazer para a comunidade dos bairros. E é pensando no bem estar da população que a operadora de telefonia Vivo, por meio do programa Vivo Praça, em parceria com a Prefeitura Municipal, transformou, no último fim de semana, um lote vago do bairro Monte Verde na “Praça dos Amigos”. Todo o local foi pensado e desenvolvido pelos próprios moradores do bairro, sendo que o investimento ficou por conta do programa Vivo Praça.
Pelas mãos dos próprios moradores e voluntários, o espaço ganhou um novo campinho com alambrado, bicicletário, parquinho infantil, bancos com floreiras, mesas de piquenique, equipamentos para ginástica e pista de caminhada, além de paisagismo, com plantio de árvores e flores.
O líder do projeto Vivo a Praça, Oséias Filho, falou da importância da iniciativa para a população. “Já realizamos esse projeto em 15 cidades brasileiras e, a partir do momento em que o cidadão realiza melhorias com as próprias mãos, sem depender do poder público ou privado, passa a se apropriar do ambiente e cuidar dele, ciente de que também é seu. Isso que torna o projeto permanente e sustentável”, revelou.
Ainda segundo ele, uma reunião pós-construção foi realizada na noite de ontem (12) com o objetivo de organizar a população. “É um momento de orientação, onde ajudamos os moradores a lidar com a organização da praça daqui para frente, para que ela se mantenha limpa e conservada sempre”, explicou.
Para a construção da “Praça dos Amigos”, a empresa Vivo contribuiu com os materiais mais caros e a população ajudou com o que podia, como madeira, tinta e ferramentas.