O núcleo deve atender cerca de 27 mil pessoas em Votuporanga; unidade abrangerá diversos bairros da cidade
Vera Dorigão, secretária de Saúde interina, acredita que unidade seja implantada em 2017
Da redação
Para que os profissionais da saúde saibam das atividades realizadas na área, foi promovida a apresentação das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Nasf Setor Sul, em Votuporanga, neste ano. Durante a apresentação, foi divulgado que o Nasf Setor Norte será implantado no próximo ano e atenderá cerca de 27 mil pessoas, assim como o Setor Sul, que atende atualmente em três bairros: São João, Palmeiras I e Jardim Marin.
Segundo Vera Dorigão, secretaria de Saúde interina e diretora de Atenção Básica, o Nasf Norte já foi aprovado, credenciado e aguarda a liberação de recursos para o início das atividades. “Já estamos com os profissionais trabalhando, mas ainda não se juntaram como Nasf. Acredito que em 2017 esteja tudo pronto para o início das atividades do núcleo naquela região”, explicou.
Ela ainda disse que os projetos desenvolvidos pela nova unidade serão feitos de acordo com as necessidades do local, por meio de avaliações da região, como Centro, Vila Paes, Cecap, Pró Povo, Parque das Nações, Colinas e Policlínica. “Vamos potencializar os serviços do Nasf. Serão feitos trabalhos na comunidade, assim como já acontece na região sul do município, então vamos conseguir atingir um grande número de pessoas atendidas pelo Núcleo de acordo com as necessidades das unidades”, disse Vera.
Nasf
O Nasf é um programa do Ministério da Saúde, formado por uma equipe multiprofissional que tem a função de promover apoio técnico-pedagógico e assistencial às equipes de estratégia da saúde da família com o objetivo de ampliar a abrangência das ações da atenção básica.
O programa atua em grupos, em visitas domiciliares, em oficinas, situações de acolhimento e atendimento conjunto.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)