Dança, violino, coral, teatro e percussão irão dominar a Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado” nesta quinta-feira (15/12). Trezentos e quarenta alunos do Projeto Tempo Integral farão 12 apresentações, a partir das 20h30.
O festival irá revelar talentos das unidades escolares. “O nosso objetivo é apresentar à população um pouco do que é desenvolvido nas escolas durante o ano letivo, promovendo integração entre as instituições e famílias”, disse a secretária da Educação, Silvia Rodolfo.
Ao todo, 1.282 crianças são atendidas no Projeto de Tempo Integral das 12 escolas municipais de Ensino Fundamental. No contraturno escolar, elas participam de aulas de judô, capoeira, atividades esportivas, artesanato, música, informática, expressão corporal, hora de estudo, educação ambiental e dança.
Além disso, há parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo com o projeto Música na Rede. A iniciativa oferece iniciação musical para estudantes da rede municipal de ensino por meio de flauta doce, violão, viola, violino e percussão. O projeto busca aumentar as oportunidades de acesso à formação para a cidadania. As atividades são destinadas para alunos do 1º ao 5º ano, que têm interesse na música e são matriculados no Tempo Integral.
“O currículo escolar tradicional oferece aos alunos uma série de conhecimentos importantes para a sua formação. No entanto, as atividades extracurriculares podem ser consideradas complementares ao processo de formação do estudante, já que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas. O nosso projeto tem dado certo”, finalizou a secretária da Educação, Silvia Rodolfo.