Entre os muitos desafios da nova gestão municipal dentro da Secretaria de Saúde, está aumentar o cobertura de vacinação em Votuporanga
A Secretaria de Saúde conta com a parceria da população para alcançar a meta
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Entre os muitos desafios da nova gestão municipal dentro da Secretaria de Saúde, está aumentar o cobertura de vacinação em Votuporanga, que hoje chega a, no máximo, 80%. A meta é chegar a pelo menos 95%, segundo a secretária da pasta, Márcia Prado Reina.
A secretária destacou que é fundamental aumentar a cobertura de pessoas vacinadas, principalmente de crianças. Ela destacou que todas as vacinas estão disponíveis no serviço de saúde. “No geral [a cobertura], fica em torno de 75 a 80%. Nós gostaríamos que esse número fosse acima de 95%. Gostaríamos que todas as crianças tivessem o seu esquema de vacinação completo”, falou.
Para alcançar a meta, acrescentou, é necessária uma forte parceria com a população, principalmente com os pais e responsáveis pelas crianças, para que levem seus filhos para tomarem as vacinas.
Caxumba
Márcia comentou sobre os casos de caxumba no município. Conforme ela, desde o ano passado é observado um aumento de ocorrências da doença, não somente em Votuporanga, mas em todo o Estado de São Paulo. O número aumentou principalmente na população jovem. A cidade já registrou 69 casos esse ano. Também já foi constatado surto em três locais, todos de trabalho. “Dois casos de caxumba em um local fechado é considerado um surto. Toda vez que acontece isso nós fazemos a vacinação de bloqueio, que é a vacinação dos contatos desse caso”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária, o número de casos na cidade é considerado significante, por isso existe um acompanhamento de perto em relação à doença. A pasta está atenta sobre onde as ocorrências acontecem para que as ações de controle e bloqueio sejam feitas o mais rápido possível.
A orientação para quem estiver com a doença é não frequentar locais com aglomeração de pessoas.