Programação é realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro com apresentações de uma banda, que tocará sambas-enredos e marchinhas
Concha Folia foi divulgado na manhã de ontem no CIT
Da Redação
A Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga definiu o formato do carnaval de rua de 2017 e divulgou a programação do ‘Concha Folia’ na manhã de ontem, no Centro de Informações Turísticas. Serão dois dias de festa: 25 e 26 de fevereiro, sediados na Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”, com apresentações de uma banda, que tocará sambas-enredos e marchinhas.
No sábado (25), haverá um baile carnavalesco, das 21h à 00h00. Já no domingo (26), a folia começa com uma matinê, das 15h às 19h, e segue com mais um baile, também a partir das 21h até a 00h00. O evento é gratuito e para a segurança dos munícipes, a rua Amazonas será interditada entre as ruas Santa Catarina e Alagoas.
De acordo com a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, o evento é de grande importância para a população participar. “A decisão foi privilegiar a Concha Acústica e a programação ficou centralizada no sábado e domingo, com apoio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, que irá fiscalizar. Já temos certeza que é um local que terá segurança para a população”, afirmou.
No dia 24 de fevereiro, das 14h as 16h, na sede do Centro Social de Votuporanga (DAFIC), o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, promove uma festa de carnaval para crianças e adolescentes atendidos pelas Entidades Assistenciais de Votuporanga.
Também no dia 24, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) receberá um baile carnavalesco com direito a concurso de fantasias, das 18h30 às 20h30, e com a participação da Corporação Musical “Zequinha de Abreu”, que marcará presença com repertório de marchinhas, das 20h30 às 22h30.
Segundo o prefeito João Dado, o carnaval este ano é no estilo solidário e para todas as famílias. “Vamos fazer o carnaval pela própria população e é um marco para Votuporanga. Temos agora uma parceria entre três Secretarias da Cultura e Turismo, de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, que vão convidar, organizar e planejar o carnaval solidário para nossas crianças e idosos também”, explicou.
Oficinas carnavalescas
Com o objetivo de fazer o público interagir e ajudar no carnaval, o Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” receberá oficinas gratuitas de confecção de instrumentos com materiais recicláveis ou alternativos, confecção de adereços e ritmo e percussão.
As capacitações buscam fomentar a formação de blocos carnavalescos, que poderão participar da programação do “Concha Folia”. As atividades acontecerão nos dias 11, 12, 18 e 19 de fevereiro em três horários: das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 18h às 20h.
“As pessoas vão interagir. O que quero dizer é que faz parte do cuidar de gente fazê-las participarem não só como presentes, mas também de toda a realização do evento”, afirmou o prefeito João Dado.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)