A solenidade foi realizada ontem, onde Dado e mais 16 prefeitos foram empossados pelo chefe da 5ª CSM de Ribeirão Preto
O prefeito João Dado ao lado do Tenente Coronel Anibal (Foto: Aline Ruiz/A Cidade)
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito João Dado tomou posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Votuporanga. A solenidade ocorreu na tarde de ontem (10), no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, quando outros 16 prefeitos também foram empossados por suas respectivas cidades pelo Tenente Coronel Anibal Silva Batista, responsável pela 5ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), sediada em Ribeirão Preto.
Além de Votuporanga, participaram da solenidade prefeitos e representantes dos municípios de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Pontes Gestal, Parisi, Lourdes, Monções, Turiúba, Floreal, Nhandeara, Gastão Vidigal, Magda, Nova Luzitânia, Riolândia e Valentim Gentil.
Obedecendo à Lei do Serviço Militar, os prefeitos fizeram o juramento e assinaram o Compromisso de Posse, se comprometendo em fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar. “Os prefeitos recém-eleitos assumem a presidência da Junta do Serviço Militar. A partir de hoje, o prefeito é o responsável pela manutenção da Junta. Ele precisa fornecer os meios e o pessoal para que ela funcione no seu município,” afirmou o Tenente Coronel Aníbal Silva Batista.
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos. Também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou para prestar concurso público.
Para o prefeito João Dado, é uma honra ser presidente da Junta Militar. “O nosso exército é muito importante. É ele quem garante nossa segurança, nossa democracia. Vejo como obrigação do prefeito cumprir suas obrigações diante o exército. É uma honra fazer parte desse grupo”, disse.
Junta de Serviço Militar
A JSM é um órgão de Serviço Militar, mobiliado com pessoal e material fornecidos pela Prefeitura, com secretário de Junta, designado pelo prefeito, que também é o presidente e responsável pela Junta. A coordenação, orientação e apoio da JSM pertencem à Delegacia de Serviço Militar, da 5ª Circunscrição de Serviço Militar e do Exército Brasileiro.
Cabe à JSM executar os trabalhos relativos ao alistamento, o preparo e à execução da mobilização e o controle da reserva, além de emitir a segunda via de documentações, declarações e certidões, bem como assegurar ao cidadão a regularização de sua situação perante o Serviço Militar.