Em 2017, 57 acidentes por animais peçonhentos foram notificados no total; ações de vistoria estão sendo realizadas pela Secretaria
Em janeiro do ano passado, foram registradas 32 ocorrências de acidentes por escorpião
Da Redação
Nestes primeiros dias do ano, muitos acidentes com escorpiões aconteceram em Votuporanga. Em 39 dias, foram registrados 52 acidentes pelo animal, o equivalente a pelo menos uma pessoa picada por dia na cidade. Em janeiro do ano passado, foram registradas 32 ocorrências de acidentes por escorpião, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
No total de acidentes provocados por animais peçonhentos, a cidade registrou mais cinco ocorrências, sendo que três foram provocadas por abelhas, uma por serpente e outra por aranha.
A Secretaria da Saúde informou que por intermédio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) desenvolve ações de vistoria nas casas e orienta aos moradores sobre o manejo ambiental no controle de animais peçonhentos.
“A população deve manter os quintais sempre limpos, ralos vedados, portas com rodinhos de porta ou cobrinhas de areia , além de verificar camas, sofás, berços, roupas, calçados”, explicou.
A Secretaria ainda informou que em relação as abelhas e serpentes, ao serem encontrados a orientação é que a população entre em contato com o Corpo de Bombeiros. “Para abelhas, o ideal é evitar o trânsito de pessoas no local de enxame”, disse.
Em caso de acidentes a pessoa deve dirigir -se a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)