O dia será voltado a elas, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde de Votuporanga
Anúncio foi realizado na última quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa
Da Redação
No próximo dia 18 de março, as mulheres de Votuporanga terão a oportunidade de realizar exames de diagnóstico por conta do Dia D da Saúde da Mulher. O dia será voltado a elas, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde de Votuporanga.
Nos locais serão realizados exames gratuitos e sem agenda-mento prévio de mamografia, clínico das mamas ou exame preventivo ao câncer do colo do útero (papanicolau), além de orientações para o autoexame das mamas, em horário diferenciado por conta do Dia D da Saúde. É preciso apresentar cartão SUS, CPF e RG.
Segundo a secretária da Saúde interina, Sueli Friosi, o dia é pensado para atender toda a demanda do município. “Pensamos neste dia para todas as mulheres participarem e realizarem os exames, inclusive as que trabalham no comércio da cidade. O dia e horário do Dia D não choca com o horário do comércio”, explicou.
“Os exames são importantes para a detecção precoce das doenças. Um câncer diagnosticado precocemente tem 90% de chances de cura. Nós percebemos a diminuição de mortalidade justamente porque detectamos e fazemos o acompanhamento e tratamento das pessoas”, afirmou a enfermeira responsável pelo programa da Saúde e Mulher, Karen Fernanda Silva Bortoleto Garcia.
Conferência
Um dia antes, na sexta-feira (17), será realizada a 1ª Conferência da Saúde da Mulher do Município de Votuporanga, no Instituto Federal de Votuporanga, o IFSP. No local, serão discutidos eixos para garantir uma proposta para levar às etapas da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)