No dia 8 de agosto, Votuporanga completa 80 anos de emancipação e o prefeito João Dado já anuncia uma das atividades em comemoração ao aniversário. Uma das etapas da 21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos - Jori será no município de 17 a 20 de agosto reunindo esportistas de mais de 60 anos de idade.
Seis cidades foram escolhidas para sediar os torneios regionais, sendo que Votuporanga terá o maior deles, reunindo 3 mil atletas de 70 municípios.
Nas outras sete seletivas previstas para São Sebastião, Lins, Americana, Bebedouro, Praia Grande, Itapetininga e Marília cerca de 1,5 mil atletas devem participar.
Detalhes da competição foram discutidos nesta segunda-feira (13/3) no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, com prefeitos e primeiras-damas dos municípios-sede. Estiveram presentes o prefeito João Dado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a primeira-dama Mônica Pesciotto de Carvalho e o Secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo da Cunha.
Convidado para discursar, Dado aproveitou a oportunidade para solicitar maior recurso financeiro para que os municípios sedes possam melhor atender a todos atletas durante as disputas. A reunião foi coordenada pelo assessor estadual de Esportes e coordenador técnico do Jori, Flávio Toledo.
Será a quarta vez que Votuporanga sedia o torneio, após edições em 2006, 2009 e 2011. No ano de 2000, a cidade sediou a etapa estadual que, neste ano, será denominada JAI - Jogos Abertos do Idosos e está marcada para 19 de outubro em Sertãozinho envolvendo os campeões das etapas regionais em cada modalidade, entre elas atletismo, bocha, buraco, vôlei adaptado, dominó, dama, dança de salão, coreografia. Como nos anos anteriores, todos os participantes, por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.
O Jori é considerado o principal evento esportivo da terceira idade do Estado de São Paulo e realizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com os municípios que sediam as etapas regionais. A competição tem por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos de todo o Estado.