Posto ficará no Hospital Fortunata Germano Pozzobon e as doações poderão ser realizadas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h
A Unidade de Coleta ficará no Hospital do Pozzobon; as doações poderão ser realizadas terças e quintas-feiras
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A população de Votuporanga está prestes a poder doar sangue sem precisar sair do município. A inauguração da Unidade de Coleta de Sangue do Hospital Fortunata Germano Pozzobon está prevista para ocorreu no dia 5 de maio, às 17h.
O anúncio foi feito pelo prefeito João Dado durante sua fala na assembleia geral da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga. No encontro, foi discutida a prestação de contas e as finanças da unidade de saúde.
Na semana passada, foi assinado o Termo Aditivo ao Contrato da Prefeitura com a Organização Social de Saúde (OSS) da Santa Casa para gerenciamento da unidade, que será implantada no Hospital Fortunata Germano Pozzobon, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto.
De acordo com a Administração Municipal, “a estruturação da unidade é o primeiro passo para a conquista, posterior, do Hemonúcleo de Votuporanga”.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Márcia Reina, as doações poderão ser realizadas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. Serão coletadas, inicialmente, 50 bolsas por dia – uma bolsa de sangue pode ser dividida em até quatro componentes, que podem ir para quatro pessoas diferentes.
Ainda conforme Márcia, o prédio que abrigará o posto passou uma reestruturação, e uma equipe especializada atenderá os doadores. A unidade contará com quatro cadeiras de coleta.
Já o Hemonúcleo da cidade deve estar pronto em até dois anos. Dado explicou que a Unidade de Coleta de Sangue é uma solução momentânea, uma vez que a sua intenção é a construção do Hemonúcleo. “Tínhamos um compromisso no plano de Governo, e o Hemonúcleo atende mais plenamente a assistência à saúde da população”, falou. Já existe uma área para a unidade. O terreno fica no próprio complexo da Santa Casa de Misericórdia. Também há um projeto todo pronto para o Hemonúcleo, que terá dois níveis.