Para conseguir o financiamento, o consórcio precisa pesquisar e adquirir um terreno dentro das especificações necessárias para a instalação de um aterro sanitário e realizar o licenciamento ambiental
O deputado Itamar Borges, líder do PMDB na Assembleia legislativa, acompanhou prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (CIDAS) em audiência com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Salles, na última segunda-feira, para buscar apoio para a construção de um aterro sanitário regional para atender os municípios.
O CIDAS é formado pelos municípios de Américo de Campos, Álvares Florence, Cardoso, Cosmorama, Meridiano, Pontes Gestal, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Riolândia, Valentim Gentil e Votuporanga.
O secretário Ricardo Salles elogiou a iniciativa dos municípios de formar o consórcio e afirmou que o Governo do Estado e a Secretaria do Meio ambiente valorizam estas ações e buscam incentivar outras cidades a também se unirem para tratar da questão da destinação de resíduos.
“O Governo do Estado disponibilizou uma linha de crédito por meio da Desenvolve SP no valor de aproximadamente R$ 150 milhões para financiar a construção de aterros sanitários e compra de equipamentos, como pá carregadeira e caminhões”, informou o secretário Ricardo Salles.
Para conseguir o financiamento, o consórcio precisa pesquisar e adquirir um terreno dentro das especificações necessárias para a instalação de um aterro sanitário e realizar o licenciamento ambiental. “Os prefeitos podem procurar o escritório regional da CETESB de Votuporanga, que terão todo o apoio nestas etapas”, reforçou o secretário.
Membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, o deputado Itamar Borges apoia o CIDAS desde que o consórcio foi formado em 2014. “O Governo do Estado tem interesse em fortalecer iniciativas como o CIDAS, o consórcio terá o apoio e acompanhamento da Secretaria do Meio Ambiente e da CETESB e certamente conseguirá solucionar esta questão do Aterro Sanitário, tão importante para a população”, finalizou o parlamentar.
Participaram do encontro os prefeitos Calimério (Álvares Florence), Bigo (Cosmorama), Val Rizzato (Meridiano), Marquinhos (Pedranópolis), Natan (Pontes Gestal) e Adilson (Valentim Gentil), alémd o vice-prefeito de Cosmorama, Junior e o diretor de Meio Ambiente do município e gestor do CIDAS, Teco.
Município VerdeAzul
O secretário Ricardo Salles também informou que os municípios que estiverem bem ranqueados no programa Município VerdeAzul poderão realizar o pedido de equipamentos para atender o aterro sanitário ou outras ações do consórcio.