Durante o final de semana, lutadores e técnicos de Votuporanga,São Paulo, Paraguai e México, terão aulas com o mestre Marcelo Ruhland, da Kuk Sool Kwan da América Latina e Portugal
Neste final de semana, no ginásio do Complexo Esportivo Mário Covas, na zona norte, o município sediará o Seminário Internacional de Hapkido, evento realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
O conclave reunirá os 40 alunos da escolinha da Secretaria, bem como participantes de São Paulo, Paraguai e México, que neste sábado e domingo, receberão informações importantes, além de apresentações práticas.
"Não é segredo que temos um projeto ambicioso para o segmento de esportes, que é justamente oportunizar aos nossos munícipes, principalmente as crianças e os jovens, a maior variedade possível de modalidades esportivas, privilegiando uma vida saudável e disciplinada; porém, como temos visto recentemente, podermos formar atletas de alto rendimento, que possam representar nosso município nos certames oficiais em todo o país", destaca o prefeito João Dado. Responsável pela escolinha, o professor Ewerton Lopes Tassi explica que a programação do seminário será desenvolvida das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
"Será um grande intercâmbio entre atletas e professores, mas aproveitaremos também para assinalar os 30 anos de prática do mestre Marcelo Ruhland, sexto dan, que virá de São Paulo, exclusivamente para participar do evento", informa Marcelo. Por sua vez, o secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, diz que "como titular da pasta, fico muito feliz em trazer, mais uma vez, o Marcelo, que é diretor técnico da Kuk Sool Kwan da America Latina e Portugal, que funciona como uma Federação do esporte e também é o mestre responsável diretamente pela unidade de Votuporanga", comemora o titular da SEL.
O que é
Hapkido é uma arte marcial coreana, especializada em defesa pessoal, cuja base também é muito usada em exércitos pelo mundo todo. Reúne técnicas de combate de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, de alongamento e respiração , além de englobar técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadas, bengalas, facas e leques. Essa arte marcial ensina seus praticantes sobre a auto-defesa contra praticamente qualquer objeto, por ser capaz de se adaptar a qualquer adversário.