Documento é emitido gratuitamente e possibilita a inserção dos artesãos da cidade num processo formal de comercialização de suas peças
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Votuporanga informa que a emissão das carteiras de identificação profissional da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades) passou a ser realizada pelo Centro de Treinamento de Mão de Obra "Altino Regiani", o CTMO. Antes, a emissão do documento era feita pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rolandinho Nogueira, explica que, com esta carteira, os artesãos do município passam a usufruir de todos os serviços prestados, como a emissão de notas fiscais, o que possibilita sua inserção formal no mercado do artesanato produzido por eles. As pessoas interessadas podem dirigir-se ao CTMO, que ainda funciona junto à Secretaria de Assistência Social, mas, em breve, quando concluir a mudança de endereço, passará a atender no novo espaço, na rua Barão do Rio Branco, nº. 4497, esquina com a Ponta Porã.
Rolandinho destacou que os funcionários encarregados da emissão já foram devidamente treinados pelo diretor da unidade, José Carlos Leme de Oliveira. "Cremos que o reconhecimento da Sutaco é um grande incentivo aos profissionais, principalmente no tocante a eliminação dos atravessadores, já que o documento possibilita ao artesão o direito de poder comercializar suas peças junto ao consumidor final e junto ao comércio em geral", assinalou. A emissão da carteira é gratuita.
O CTMO está situado na rua Alfredo Gorayb nº 100, Jardim Alvorada (esquina com a avenida João Gonçalves Leite) e atende pelo telefone 3426-2600.